Com frequêqncia ouvimos esta pergunta: "Quanto devemos molhar uma orquídea?" A maioria das pessoas que ganham de presente, principalmente orquídeas, com o tempo perdem-a porque não sabem irrigar. E, pior, só se lembram dela, quando está florida. Resultado é o comentário: "Orquídeas são muito difíceis de serem cuidadas". No filme com a S...andra Bullock - chamado "28 dias", ela, uma alcóolotra que vai fazer um tratamento numa clínica. Bem, na clínica uma das orientações é : se vc não está conseguindo cuidar das suas ou sua planta, ou seu animal de estimação... algo está errado, com vc. São orientados a terem um dos dois, vegetal ou animal como sensor para vc mesmo. Não estou querendo ir ao último dos exemplos e nem radicalizar. Mas, qq planta precisa de atenção. Se não sua, de alguém. Mas estou certa de que, se você começar com uma, e der certo, vai ver que tenho razão, e não vai parar mais. E nos Encartes que dou a cada cliente ao finalizar um projeto e terminada a execução de um jardim, ou qq outra interferência na paisagem, sempre digo: " seu jardim nunca estará pronto. E depende só de vc cuidar dele." Sim, porque por mais que o cliente tenha jardineiro, alguém terá que acompanhar os trabalhos do profissional. E água, regas, irrigação, são fundamentais. Na medida exata do que a espécie necessita.
Se a orquídea estiver plantada em musgo, a rega é pausada. Mas se estiver em piaçaba, placas de fibras de coco ou casca de madeira, a rega deverá ser diária.
Uma dica é molhar bem, muito bem, e depois esperar que o material onde está plantada se seque para molhar novamente. Mas claro, vc não pode deixar de olhar para ela uma semana para notar que ela está seca... Por isso vc deverá observar depois que molhar muito bem, quantos dias levam para secar, o que muda de uma estação para outra. Ou seja : Nas Quatro Estações :>)
Nenhum comentário:
Postar um comentário