Jardins comestíveis
A busca pelo cultivo sustentável de alimentos desperta a criatividade e movimenta a economia em todo o mundo.
Nos Estados Unidos, a crise econômica foi o impulso para a criação dos "jardins comestíveis": em vez de gastar água, dinheiro e suprimentos para o solo com fins apenas ornamentais, moradores da Califórnia investem na produção de hortaliças e frutas em seus jardins. A economia por não precisar comprar esses alimentos nos mercados chega a US$600 por ano. E, para os mais dedicados, o hobby virou negócio e traz lucro.
Em Nova York os telhados verdes recebem incentivos fiscais por parte da prefeitura, entre outras atitudes muito importantes
Aqui no Brasil, a cultura orgânica ganhou um aliado: o primeiro mercado público de produtos orgânicos do Brasil, em Curitiba. Mais de 300 fornecedores, a grande maioria pequenos produtores, têm a chance de vender seus produtos em um ambiente que convida a uma vida mais saudável e ao desenvolvimento da economia local.
O vídeo deste programa só estará disponível no site a partir do dia 09/07/2009.
Saiba mais:
- Conheça o Path to Freedom - Caminho para a Liberdade, movimento criado pelo horticultor Jules Dervaes, de Pasadena, na California (EUA). Ele criou uma rede de informação e incentivo a pequenos horticultores urbanos.
- O Freedom Gardens é um site de relacionamento dedicado à troca de ideias e à formação de uma comunidade de pessoas que cultivam hortas urbanas.
-Clique aqui para saber mais sobre o Mercado Públicos de Orgânicos de Curitiba, o primeiro do gênero no Brasil.
A busca por soluções para um mundo sustentável.
O programa destaca iniciativas que já dão resultado e podem ser aplicadas no Brasil. Com André Trigueiro, domingo, às 21h30.
http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário