terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crianças, abóboras, mel e Adolescentes

                 Campanha Nas Quatro Estações
 
Crianças, abóboras, mel e Adolescentes
                               Paisagismo na Qualidade de Vida
O tema é um tanto curioso para um artigo de paisagismo. Crianças? Adolescentes?
Mas o que falarei sobre as crianças e adolescentes e paisagismo?
Além de destacar o valor que há nas atividades praticadas em áreas verdes e dos  equipamentos de lazer, que devem estar implantados nessas áreas, já são questões que acredito desnecessárias. Tal a sua importância.
Mas, ainda vou insistir, um pouquinho. “Chover no molhado” como diziam minha avó Maria Elisa e minha mãe Alda.
 A importância de haverem atividades entre pais e filhos, esposos e esposas, avós e avôs e seus netos, num jardim, numa praça ou num parque. Atividades e descobertas da vida fascinante que há na nossa fauna, em harmonia com a não menos fascinante flora brasileira é privilégio. E aqui é apropriado citar os livros de: Samuel Murgel Branco.
Posso-lhes garantir que uma porção do bem existente em nós e externado, nos nossos relacionamentos familiares e mesmo com os raros e bons amigos, se germina nessas atividades.
Mas o que abordarei com muito mais ênfase é mais que um apelo. Sim, para Prefeituras, Estados e escolas privadas. Mas podem e devem aderi-lo, loteamentos fechados e condomínios, indústrias etc.
Manter uma horta não é nada dispendioso, considerando que o EMBRAPA fornece sementes para qualquer lugar do Brasil, permanente e gratuitamente. O composto orgânico pode e deve ser provido na própria escola. Os jardineiros poderiam ser um pai e mãe de cada aluno por semana. E a esses pais a preocupação com academias não seriam mais necessárias.
Mas o ideal desse apelo seria implantar e manter um pomar. Isso seria importantíssimo. Com frutas diversificadas e fáceis de serem consumidas e para o preparo de sucos. Há quanto tempo você não toma uma limonada deliciosa? E essas crianças tomam uma limonada? Milho verde e seu suco?
Introduzir frutas, legumes e verduras no cardápio das crianças com produção orgânica e talvez até para os seus familiares seja uma questão de saúde pública. Terceirizar o que?
E o mel? Nossa, introduzir mel na merenda escolar, penso que seria um sonho para uma mãe brasileira.
Enfim, o recado é curto, e persistiremos nisso sempre. Há de haver adesão de um programa de paisagismo produtivo, voltado para a boa alimentação das crianças e dos adolescentes. E como isso acaba sendo uma corrente, toda a família e quiçá uma cidade ter vários pomares como eu e quase todas as pessoas até a minha geração os tiveram. O quintal da avó.
Informar é fundamental, o que cada alimento está fazendo de bom para as crianças e adolescentes e para cada parte de seus corpos.
Não são poucos os alimentos que aprendemos com as nossas avós, como salsa picadinha no arroz todos os dias, garante um perfeito funcionamento dos rins.
Então, vamos adotar isso? Fazer um estudo de locação, quanto à insolação, listas de espécies, preparo do solo, irrigação, etc. Espaços projetados com criatividade, reaproveitando materiais e tornando-os aconchegantes. Todo dia, é dia para começar.
Afinal: Uma semente de laranja quantos laranjais possui?
Ida Terron
Arquiteta e urbanista
                 Nas
                 Quatro Estações

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